Ciclo de cinema / Filmes inesquecíveis
-
Schedule your event
Online sale unavailable
You can purchase this event at the museum facilities or through the contact form.
Form

A atividade tem como objetivo proporcionar a reflexão e debate em torno da pluralidade de leituras, sentidos e verdades que o cinema suscita ao público em geral. Cada sessão contará com a presença de uma personalidade convidada e em evidência nos mais diversos quadrantes da vida e da cultura portuguesa, que escolhem e comentam um filme que considerem numa perspetiva especial, quer pela riqueza da sua síntese dos percursos da existência humana, quer pela qualidade estética inerente, quer, ainda, pela relação entre a Literatura e o Cinema.
Sinopse: Giovanni, um realizador famoso, está prestes a começar a rodar o seu novo filme. Um filme político passado nos meios do Partido Comunista Italiano, no ano de 1956, quando tropas soviéticas invadiram a Hungria.
Mas entre um casamento em crise, quando a sua mulher e produtora está a terminar a rodagem de um filme de um novo realizador, o seu co-produtor francês à beira da falência e que o deixa pendurado, e um mundo do cinema que não pára de mudar, tudo parece estar contra ele.
Sempre à beira do precipício, Giovanni vai ter que repensar a sua vida, se quiser vislumbrar o sol do futuro…
Programa:
21h00 - Conversa com o convidado
Personalidade convidada: Rita Marnoto
(Professora de Literatura)
Moderador: Sérgio Guimarães de Sousa
(Coordenador Científico da Casa de Camilo – Museu . Centro de Estudos)
21h30 - Exibição do filme: O sol do Futuro, realizado por Nanni Moretti.
As reservas podem ser efetuadas por telefone (252 309 750) ou por email (geral@camilocastelobranco.org), sendo a lotação da sala de 140 lugares.
O levantamento dos bilhetes de ingresso deverá realizar-se até às 20h45, do dia 05 de dezembro.
Rita Marnoto é Professora Catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Dedica-se ao estudo da literatura italiana, da literatura portuguesa e das relações entre as duas literaturas. Publicou numerosos estudos sobre Luís de Camões. Distinguiu a primeira edição de Os Lusíadas, de 1572, da contrafação que a imita, um problema à espera de solução desde inícios do século XVII. É Vice-Diretora do Centre International d’Études Portugaises de Genève, membro da Academia das Ciências de Lisboa e da Accademia della Crusca. Integra o Comitato Nazioniale do Centenário de Pier Paolo Pasolini.


Share: