A CONSTRUÇÃO DE CAMILO: OS SEUS BIÓGRAFOS
-
Agende o seu evento
Venda online indisponível
Poderá adquirir este experiência nas instalações do museu ou através do formulário de contacto.
Formulário

Desde Vieira de Castro até Alexandre Cabral, passando por Freitas Fortuna, Teixeira de Pascoais e Aquilino Ribeiro, Camilo hipnotizou durante mais de um século uma dezena de biógrafos. Se na sua primeira biografia Camilo tinha 36 anos e estava já encarcerado na Cadeia da Relação, pelo crime de adultério com Ana Plácido, quando Alexandre Cabral publicou o seu «Dicionário Camiliano», em 1989, tinham volvido mais de cem anos do desaparecimento do «primeiro romancista da Península». Entre a verdade e a ficção, Camilo movia-se e fazia-se: mito de si mesmo.
Observações
O evento conta com a participação de Maria Antónia Neves Nazaré de Oliveira e Pedro Mexia como oradores e com a moderação de Hugo Pinto dos Santos.
Nota Biográfica – Maria Antónia Oliveira
Maria Antónia Oliveira é autora dos livros Alexandre O’Neill, Uma Biografia Literária, 2ª edição revista e aumentada (2024); Não. Uma Biografia do Ar.Co (2014). Dedica-se desde 2002 ao género biográfico. Lecciona a disciplina de Escrita de Biografia na FSCH/UNL. Presentemente, escreve a biografia de Cesário Verde. Sairá este ano a edição digital de Os Biógrafos de Camilo, na Imprensa Nacional.
Nota Biográfica – Pedro Mexia
Pedro Mexia (Lisboa, 1972) é formado em Direito. Desde cedo dedicado ao jornalismo, é cronista e crítico literário. Integra, desde 2008, o painel do programa Governo Sombra. “Duplo Império” (1999) é considerado o seu primeiro livro de poemas, embora se tenha estreado anteriormente com publicações entretanto excluídas da bibliografia oficial. Além de poesia, publicou vários volumes de crónica, diários e a peça teatral “Nada de Dois” (2009). Traduziu Martin Crimp, Robert Bresson, Tom Stoppard e o poeta Hugo Williams. O seu livro mais recente é a colectânea de crónicas intitulada “Lá Fora” (Tinta-da-China, 2018). É, desde 2016, consultor para a cultura da Casa Civil do Presidente da República. Coordena a colecção de poesia das Edições Tinta-da-China.
Nota Biográfica – Hugo Pinto dos Santos
Hugo Pinto Santos nasceu em 1976 no Porto. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade do Porto. Deu aulas, foi tradutor e revisor. Escreveu sobre livros, entre outros lugares da Internet, em: Rascunho, Orgia Literária, Enfermaria 6 e Caliban. Colabora na revista on-line Intro. Colaborou na secção de livros do suplemento «Actual», no semanário Expresso, e com a revista Time Out. Escreve sobre livros nas revistas Ler, Colóquio/Letras, Cão Celeste e no suplemento «Y», do jornal Público. Escreveu sobre a vida e obra de Camilo, entre outras publicações, na revista Ler, no jornal Público e no suplemento «Actual» do Expresso.
Partilhar: