A CONSTRUÇÃO DE CAMILO: OS SEUS BIÓGRAFOS
Mesa Redonda

A CONSTRUÇÃO DE CAMILO: OS SEUS BIÓGRAFOS

17:00

 - 

Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett

Agende o seu evento

Venda online indisponível

Poderá adquirir este experiência nas instalações do museu ou através do formulário de contacto.

Formulário

A CONSTRUÇÃO DE CAMILO: OS SEUS BIÓGRAFOS

Desde Vieira de Castro até Alexandre Cabral, passando por Freitas Fortuna, Teixeira de Pascoais e Aquilino Ribeiro, Camilo hipnotizou durante mais de um século uma dezena de biógrafos. Se na sua primeira biografia Camilo tinha 36 anos e estava já encarcerado na Cadeia da Relação, pelo crime de adultério com Ana Plácido, quando Alexandre Cabral publicou o seu «Dicionário Camiliano», em 1989, tinham volvido mais de cem anos do desaparecimento do «primeiro romancista da Península». Entre a verdade e a ficção, Camilo movia-se e fazia-se: mito de si mesmo.


Observações
O evento conta com a participação de Maria Antónia Neves Nazaré de Oliveira e Pedro Mexia como oradores e com a moderação de Hugo Pinto dos Santos.

 

Nota Biográfica – Maria Antónia Oliveira

Maria Antónia Oliveira é autora dos livros Alexandre O’Neill, Uma Biografia Literária, 2ª edição revista e aumentada (2024); Não. Uma Biografia do Ar.Co (2014). Dedica-se desde 2002 ao género biográfico. Lecciona a disciplina de Escrita de Biografia na FSCH/UNL. Presentemente, escreve a biografia de Cesário Verde. Sairá este ano a edição digital de Os Biógrafos de Camilo, na Imprensa Nacional.

 

Nota Biográfica – Pedro Mexia

Pedro Mexia (Lisboa, 1972) é formado em Direito. Desde cedo dedicado ao jornalismo, é cronista e crítico literário. Integra, desde 2008, o painel do programa Governo Sombra. “Duplo Império” (1999) é considerado o seu primeiro livro de poemas, embora se tenha estreado anteriormente com publicações entretanto excluídas da bibliografia oficial. Além de poesia, publicou vários volumes de crónica, diários e a peça teatral “Nada de Dois” (2009). Traduziu Martin Crimp, Robert Bresson, Tom Stoppard e o poeta Hugo Williams. O seu livro mais recente é a colectânea de crónicas intitulada “Lá Fora” (Tinta-da-China, 2018). É, desde 2016, consultor para a cultura da Casa Civil do Presidente da República. Coordena a colecção de poesia das Edições Tinta-da-China.

 

Nota Biográfica – Hugo Pinto dos Santos

Hugo Pinto Santos nasceu em 1976 no Porto. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas pela Universidade do Porto. Deu aulas, foi tradutor e revisor. Escreveu sobre livros, entre outros lugares da Internet, em: Rascunho, Orgia Literária, Enfermaria 6 e Caliban. Colabora na revista on-line Intro. Colaborou na secção de livros do suplemento «Actual», no semanário Expresso, e com a revista Time Out. Escreve sobre livros nas revistas Ler, Colóquio/Letras, Cão Celeste e no suplemento «Y», do jornal Público. Escreveu sobre a vida e obra de Camilo, entre outras publicações, na revista Ler, no jornal Público e no suplemento «Actual» do Expresso.


Partilhar:

Voltar ao topo

rotascamillo.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile