AMOR DE PERDIÇÃO – Memórias de uma Família
-
Agende o seu evento
Venda online indisponível
Poderá adquirir este experiência nas instalações do museu ou através do formulário de contacto.
Formulário

Camilo Castelo Branco escreveu a obra, em quinze dias, encarcerado por adultério e a aguardar julgamento na Cadeia da Relação no Porto. É possível encontrar um Camilo personagem-narrador-autor, que narra uma história que pertenceu ao seu tio Simão António Botelho. Ao fazê-lo, revela os laços de consanguinidade entre si e a figura principal que também vive o drama de um amor proibido.
Nota Biográfica – Tânia Furtado Moreira
Tânia Furtado Moreira é professora e investigadora de Literatura Portuguesa, Teoria e Estética Literárias, e Semiótica. Foi bolseira da FCT e é doutora pela UP. Fundou a Sema Higgs. Investigadora Integrada do CITCEM, colabora com a Cátedra CCB. É curadora e consultora científica das Comemorações do Bicentenário do Nascimento de CCB. Prepara para publicação A Língua de Camilo (Imprensa Nacional).
Nota Biográfica – Cristina Sobral
Professora Associada com agregação da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, doutorou-se em 2001 com a dissertação Adições Portuguesas no Flos Sanctorum de 1513 (estudo e edição crítica). Tem desenvolvido trabalho no âmbito da Literatura e Cultura medieval e da Hagiografia, medieval e moderna. Tem, além disso, vários trabalhos publicados sobre Crítica Textual, tanto teórica quanto aplicada a textos antigos e a textos modernos. É autora de diversas edições genéticas e críticas, de autores antigos (Paulo de Portalegre, Novo Memorial do Estdo Apostólico), modernos (Eça de Queirós, A Ilustre Casa de Ramires. Manuscrito Autógrafo, em co-autoria) e contemporâneos (Lúcia de Jesus, Memórias).
É investigadora no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, onde dirige projectos (Corpus de Textos Antigos em Português até 1525) e integra a Equipa para a edição genética e crítica das obras de Camilo Castelo Branco, dirigida por Ivo Castro. É autora das edições críticas de O demónio do ouro, Coração, Cabeça e Estômago, e História de Gabriel Malagrida, publicadas pela Imprensa Nacional, e ainda, no prelo, O romance dum homem rico e O senhor do Paço de Ninães. Tem publicado trabalhos sobre a génese de romances camilianos e sobre a livraria de Camilo e orientado teses de mestrado e doutoramento e trabalhos de investigação sobre o mesmo autor. Dirige a Cátedra Camilo Castelo Branco.
Nota Biográfica – Sandra Sousa
Licenciada em Comunicação Social, integra os quadros da RTP desde 1995.
Iniciou a atividade profissional na editoria de Política.
Moderou programas de debate como o Corredor do Poder e conduziu a Grande Entrevista.
Coordena e apresenta o Jornal 2 da RTP2, único espaço informativo com entrevista diária sobre cultura.
Saiba mais em https://bmp.cm-porto.pt/
Partilhar: