"Camilo Castelo Branco: representações da escravidão"
-
Agende o seu evento
Venda online indisponível
You can purchase this event at the museum facilities or through the contact form.
Formulário
Resumo: Abolida na metrópole pelo Marques de Pombal, no século XVII, a escravidão continuou a existir nas colónias portuguesas e também no Brasil, mesmo após a independência. A obra de Camilo, caso raro nas letras portuguesas, apresenta inúmeros exemplos deste sistema de exploração.
Após algumas breves referências a esta presença, pretendemos centrar a atenção em três obras, duas que já abordamos em outros momentos, O senhor do paço de Ninães e O carrasco de Victor José Alves, e uma outra, Estrelas propícias, que faz uma leitura surpreendente e irónica de um tema frequente desde The Slave, or memories of Archy Moore publicado em 1836 por Richard Hildret: a crueldade dos senhores com seus escravos.
O Professor Doutor Paulo Motta de Oliveira é Professor Titular da Universidade de São Paulo. A sua investigação, na área dos estudos literários, incide no século XIX, com destaque para o estudo da obra de Camilo Castelo Branco, autor sobre o qual tem publicado trabalhos de referência e orientado teses de Mestrado e Doutoramento.
Entrada gratuita
Partilhar: