Apresentação do livro “O Romance de Camilo”
Apresentação de livros

Apresentação do livro “O Romance de Camilo”

21:00

 - 

Capela Imaculada do Espaço Vita I Braga

Agende o seu evento

Venda online indisponível

Poderá adquirir este experiência nas instalações do museu ou através do formulário de contacto.

Formulário

Apresentação do livro “O Romance de Camilo”

Apresentação do livro “O Romance de Camilo”, de Aquilino Ribeiro (Bertrand Editora), com Eduardo Boavida e Cândido Oliveira Martins

Pela primeira vez publicada num só volume, aclamada pela crítica e pelos leitores de várias gerações, esta é a grande biografia de Camilo Castelo Branco, romanceada por Aquilino Ribeiro. Acontecimento literário que marcou a época da sua primeira edição pela Bertrand, em 1961, a existência deste texto prova-nos quão rara, raríssima é a boa sorte de vermos dois génios juntos num só livro. Dele, emerge um extraordinário e singular retrato de espírito, corpo – e o mais que aqui não havemos de revelar – de um dos nomes maiores da literatura portuguesa. Edição apoiada pela Câmara Municipal de Braga. Projeto cofinanciado pela União Europeia através do Programa Regional NORTE 2030.


Esta exposição faz parte da programação do UTOPIA – Festival Literário de Braga.

Saiba mais em https://festival-utopia.pt/?_dia_programa=21-24-pt


Observações

Desta obra emerge um extraordinário e singular retrato de espírito e corpo de um dos nomes maiores da literatura portuguesa, descrito pelo autor como um homem «picado do génio e das bexigas, que até à idade madura passou as passas do Algarve, foi pai de dois filhos loucos, brigou, confessando-se plebeu, a coroa de visconde, matrimoniou-se no tarde com a pobre matrona desencaminhada do lar, era desdenhado das mulheres, contemptor de Deus e do seu semelhante, animal de nervos, irregular em tudo.»

 

No prefácio, José Cândido de Oliveira Martins contextualiza as palavras de Aquilino sobre o «Prometeu agrilhoado», mestre do romance. «Definitivamente, a  par da existência bem irregular e atribulada deste "homem de má fama", […] para a visão crítica do biógrafo Aquilino Ribeiro, o polígrafo escritor Camilo Castelo Branco era, ao mesmo tempo, um "homem de génio" na sua incansável faceta criativa: cultivou uma notável diversidade de géneros literários e afins, conjugando admiravelmente o dramático ("génio da tragédia") e o cómico (por vezes de um "riso voltairiano"); a vasta cultura literária e a pulsão polémica ("mestre  da descompostura", na palavra de Eça); a manifesta pulsão dramática e a mordaz veia satírica; a quotidiana crónica jornalística e a atração pela reflexão erudita; enfim, a herança romântica (tantas vezes parodiada) e um crescente realismo natural.»

 

O Romance de Camilo chega às livrarias no dia 13 de novembro, com a chancela da Bertrand Editora. Com projeto gráfico renovado, a capa desta edição é ilustrada com um pormenor do mural Camilo, feito em 2025 pelo projeto artístico Ruído para a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, pretendendo apresentar biógrafo e biografado a uma nova geração de leitores.

 

 

Partilhar:

Voltar ao topo

rotascamillo.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile