Conferência:" Sentimentalismo de burros com fome: Camilo, Maria Moisés, a literatura contra a brutalidade do mundo", proferida pelo Professor Doutor Abel Barros Batista
-
Agende o seu evento
Venda online indisponível
You can purchase this event at the museum facilities or through the contact form.
Formulário
No âmbito das comemorações do Bicentenário de Nascimento de Camilo Castelo Branco, a Casa de Camilo convidou o Professor Doutor Abel barros Batista para proferir uma conferência na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco, intitulada "Sentimentalismo de burros com fome: Camilo, Maria Moisés, a literatura contra a brutalidade do mundo".
Resumo: Repete-se muito que Camilo não acreditava que a literatura deixasse o mundo melhor do que era quando cá chegámos. Repete-se bem menos que nunca tolerou a estupidez dos brutos nem cedeu perante a ignomínia dos poderosos. Maria Moisés, uma das mais conhecidas obras de Camilo, será o assunto da conferência a lembrar essa feição menos repetida. Obra-prima integrante de uma colecção recheada delas, Novelas do Minho, caracteriza-a originalíssima composição narrativa, e sobretudo anima-a exemplarmente a determinação, em nome da literatura, contra a brutalidade do mundo.
Orador: Abel Barros Batista
Nota biográfica: Abel Barros Baptista é Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde ensina Literatura Brasileira, tendo igualmente como outros campos de interesse a Teoria da Literatura e o ensino da literatura. Publicou vários livros sobre temas e autores da literatura portuguesa e brasileira, destacando-se os seus trabalhos sobre Camilo Castelo Branco e Machado de Assis. É o responsável pelo eixo de investigação Tradição literária, textos, artes, teorias.
Partilhar: