Casa de Camilo

Parceiros

Casa de Camilo

Casa de Camilo

A moradia onde Camilo Castelo Branco viveu com Ana Plácido e filhos, desde o inverno de 1863 até a sua morte em 1890, apresenta um arranjo dos interiores muito semelhante ao edifício que foi habitado pelo romancista; e reproduz com fidelidade o ambiente familiar camiliano e o quotidiano oitocentista em São Miguel de Seide.


Nos 2.º e 3.º pisos encontram-se os quartos de dormir de Camilo, de Ana e dos filhos: Manuel, Jorge e Nuno; os gabinetes de trabalho do escritor e de sua mulher; a cozinha; as salas de jantar e de visitas. Nestas divisões estão expostos diversos bens culturais camilianos. Destacam-se, entre outros, as secretárias de trabalho do casal; desenhos de Jorge, o querido "filho louco"; o relógio de sala descrito na obra Eusébio Macário; parte da livraria particular de Camilo; objetos de escrita; retratos dos membros da família nuclear e de amigos; e a cadeira de baloiço onde o romancista pôs termo à vida.


A galeria do Museu, no rés-do-chão, tem patente a exposição "Camilo: Leitores, Amores e Humores", concebida no âmbito do projeto "Camillo – Rotas do Escritor", pelo qual a Casa de Camilo também se consubstancia como sede de uma iniciativa de grande alcance cultural e turístico. A partir da galeria, pode aceder-se às dependências dos caseiros.


Saiba mais

Voltar ao topo

rotascamillo.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile