Conferência "O espaço, a construção da personagem e a  intertextualidade camiliana, em Domingos Monteiro"
Conferência

Conferência "O espaço, a construção da personagem e a intertextualidade camiliana, em Domingos Monteiro"

21:30

 - 

Fundação Cupertino de Miranda

Agende o seu evento

Venda online indisponível

You can purchase this event at the museum facilities or through the contact form.

Formulário

Conferência "O espaço, a construção da personagem e a  intertextualidade camiliana, em Domingos Monteiro"

Resumo: Na comunicação em apreço, procuramos ilustrar a intertextualidade propiciatória entre os dois escritores, Camilo Castelo Branco e Domingos Monteiro (ambos viveram, inclusivamente, na cidade de Vila Real, tendo sido Domingos Monteiro aluno do então Liceu Central Camilo Castelo Branco!), a partir da análise do Conto "O Desconto", ínsito na obra História das Horas Vagas, publicada em 1966, e da novela Eusébio Macário, onde existe mesmo uma referência intradiegética a Camilo e a um episódio daquela novela que teve depois continuação em A Corja.


Orador: Fernando Alexandre Lopes



Nota biográfica: Fernando Alexandre de Matos Pereira Lopes (Viseu, 18/08/1965) é Professor da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viseu, em que ocupa o cargo de Diretor do Departamento de Ciências da Linguagem e ministra diversas unidades curriculares, a cursos de licenciatura e de mestrado, na área da Língua e Cultura Portuguesa, da Literatura e do Teatro, da Literatura para a Infância, das Literaturas de Expressão Portuguesa e da Didática do Português, além da orientação e arguição de dissertações de Mestrado e de teses de Doutoramento (estendendo-se a sua participação a júris de provas académicas em outras Universidades).


É Doutor em Estudos Literários, na especialidade de Literatura Portuguesa, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), com uma tese sobre O Espaço nos Contos e Novelas de Domingos Monteiro: Faces da Liricização e Tópicos do Fantástico, tendo, neste campo específico da espacialidade literária, vários artigos publicados, que derivaram, a maior parte, da sua participação ativa em todas as edições da JOEEL (Jornada Internacional de Estudo sobre o Espaço Literário).

Depois da Licenciatura em Humanidades, em 1987, pela Universidade Católica-Pólo de Viseu, frequentou o Mestrado em Literaturas Clássicas, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, vindo a defender, em 1993, a dissertação intitulada Mestre João Fernandes: A "Oração Pública" de 1539.


É membro de algumas Associações Científicas e Unidades de Investigação; tem vindo a participar em inúmeros Congressos nacionais e internacionais, com publicações em revistas da especialidade.

Partilhar:

Voltar ao topo

rotascamillo.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile