Braga








Basílica

"Eu, como disse, tinha dez anos, e estava também ajoelhado na capela onde se venera a imponente escultura. Enquanto os meus companheiros agradeciam com fervorosa unção o prazer da vida, recordo-me que cismava, muito em desarmonia com a acção de graças daquela gente."

Escadório dos Cinco Sentidos
Escadório dos Cinco Sentidos

"Aquela madrugada de 24 de julho! O arrebol no Oriente, as aves a salmearem o astro que se desperta de sob as franjas encarnadas do seu leito de oiro e safiras! E eu, no quarto lanço do «escadório dos sentidos» com as costas voltadas irreverentemente para Salomão, e os olhos embelezados, além, no ponto de apoio em que a mão invisível do supremo arquitecto assentava a alavanca rodadora da terra!"

(No Bom Jesus do Monte, 1864)

Hotel do Parque
Hotel do Parque

"Sábado vou para o Bom Jesus – hotel do Parque. Escolho esta estalagem por ser afreguesada de balordos. À outra concorre uma aristocracia que me irrita – muitos viscondes que poderiam eclipsar a minha coroa."


(Carta a Ricardo Jorge)

Jardim de Camilo
Jardim de Camilo

"Sinto uma grande necessidade do ar e da solidão do Bom Jesus."

(Carta a Bernardina Amélia, sem data)

Terreiro dos Evangelistas
Terreiro dos Evangelistas

"Foi no «Senhor do Monte» que eu ouvi o primeiro discurso de D. João de Azevedo acerca do espiritualismo, das tendências literárias do mundo, do mesquinho alcance das letras pátrias, da gangrena do coração humano, e, em remate, das senhoras de Braga."

(No Bom Jesus do Monte, 1864)

Partilhar:

Rotas na Ficção

Voltar ao topo

rotascamillo.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile